..:: PUC Minas ::..
..:: PUC Minas ::.. Portal PUC Minas SGA Aluno SGA Professorres Biblioteca Fale Conosco Mapa do Site Principal


Livros
Untitled Document
teste

Instituições Internacionais: segurança, comércio e integração

Organizador: Paulo Luiz Esteves

Em um ambiente marcado pelo adensamento das redes de interdependência transnacional, o estudo das instituições internacionais ganha progressiva centralidade. Com efeito, instituições tornam-se um problema quando distintos atores, buscando realizar seus interesses terminam por impingir custos uns aos outros. Esse ambiente de interdependência impõe a necessidade de um processo decisório interativo, dando azo a problemas de ação coletiva que, no mais das vezes, termina por produzir resultados subótimos para todos os atores. Conflito e cooperação são resultados possíveis de um processo interativo no qual a capacidade de coordenação das ações dos atores é dependente da possibilidade de construção e operação de instituições internacionais.

teste

A agenda social das relações internacionais

Organizadora: Matilde de Souza

O gradativo aprofundamento da agenda social internacional em termos normativos e programáticos contrasta com o processo de concentração de riqueza e bem-estar nos países do hemisfério norte, em oposição à erosão das condições sociais em muitos países do sul. Tal contraste, agravado nos últimos anos, terminou por conferir à nascente "agenda social das relações internacionais" o caráter de urgência. De fato, uma vez que o adensamento das redes de interdependência internacional, ao contrário do que muitos supunham, não fez mais que aprofundar as desigualdades entre as nações e erodir a capacidade dos Estados Nacionais em prover ou promover o bem-estar de sua cidadania, os problemas sociais passaram então a ser tratados também como problemas internacionais.

teste

Desenvolvimento, Desigualdades e Relações Internacionais

Organizadora: Taiane Las Casas Campos

Desde o fim da Guerra Fria emerge, na agenda internacional, um conjunto de questões relacionadas ao desenvolvimento, em especial seu tratamento em termos políticos. Tratar o desenvolvimento em termos políticos significa compreendê-lo sob um viés distributivo, vale dizer, trazer para o debate o problema das desigualdades e dos impactos do processo de integração econômica dos mercados nacionais, entendido como produto de relações de poder entre Estados e entre grupos sociais localizados em espaços nacionais diversos, sobre a distribuição de riqueza em nível nacional.

teste

Política Internacional
Guia de estudos das abordagens realistas e da balança de poder

Autor: Eugenio Diniz

Destacam-se não apenas as características e conseqüências da inexistência de um governo mundial - ou seja, a anarquia internacional -, mas também como a dinâmica política da anarquia é afetada pelas diferentes balanças de poder, isto é, como diferentes balanças de poder apresentam constrangimentos e incentivos diferentes para os atores internacionais, e quais os impactos disso para a dinâmica geral da política internacional.