..:: PUC Minas ::.. Portal PUC Minas SGA Aluno SGA Professorres Biblioteca Fale Conosco Mapa do Site Principal


ENADE

O Curso de Relações Internacionais da PUC Minas obteve nota máxima – cinco – no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente à avaliação de 2009, feita pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 19 de novembro. Segundo a Pró- Reitoria de Graduação, 193 alunos participaram do Enade, entre ingressantes e concluintes, que fizeram prova de formação geral e formação específica.

A nota geral é definida a partir da obtida em três indicadores: Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) e CPC (Conceito Preliminar de Curso). Em cada um deles, o Curso de Relações Internacionais também conseguiu a melhor pontuação, cinco.

“Recebemos o resultado com alegria. É fruto do empenho e da dedicação de professores, alunos e funcionários. Temos alunos esforçados, que aceitam os desafios, mesmo diante de uma grade curricular exigente. A estrutura curricular, as condições de infraestrutura, as pesquisas e os projetos, tudo isso influencia”, afirma o coordenador do curso e chefe do Departamento de Relações Internacionais, professor Danny Zahreddine. Criado em 1996, o Curso de Relações Internacionais tem hoje quase 700 alunos – um dos cursos de Relações Internacionais com maior número de alunos do Brasil, segundo o professor Danny – e é ofertado em dois turnos: manhã e tarde, no campus Coração Eucarístico. Tem 44 professores de graduação e seis funcionários, que dão apoio direto e indireto ao curso, atuando na Secretaria Acadêmica e em projetos de pesquisa e de extensão. Pretende formar um profissional capaz de elaborar, gerir e avaliar planos, projetos e ações que articulem a arena doméstica e o cenário internacional.